Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial têm varizes, sendo 70% mulheres e 30% homens.

Um dos principais fatores que aumentam o risco do surgimento de varizes é a predisposição genética. Se alguém na sua família (pais, tios e avós) sofre com varizes, você tem uma chance maior de desenvolver esse problema.

Esse problema é mais frequente entre as mulheres, pois alguns dos hormônios, como a progesterona, dilatam as veias, diminuindo a força das paredes dos vasos e dificultando o funcionamento das válvulas responsáveis pelo retorno venoso.

A idade é outro fator. A dilatação das veias começa a partir dos 30 anos, quando o colágeno das paredes das veias começa a diminuir, deixando-as mais frágeis.

A obesidade aumenta o volume do abdômen, prejudicando o bom funcionamento das veias.

Nosso corpo tem três mecanismos de retorno venoso, as válvulas das veias que levam o sangue das pernas de volta ao coração, a bomba plantar – porque, toda vez que pisamos no chão, estamos provocando o bombeamento do sangue dos pés em direção ao coração – e a bomba da panturrilha – quando caminhamos, a contração muscular empurra o sangue para cima. Sendo assim, quando estamos por muito tempo na mesma posição ou não praticamos exercícios, nosso corpo deixa de contar com dois dos três mecanismos que realizam o retorno venoso.

Previna doenças vasculares, agende uma consulta com um médico angiologista ou cirurgião vascular.

VEJA TAMBÉM

O que causa as varizes?
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial têm...
Como surgem as varizes?
O corpo humano possui dois importantes vasos que fazem a circulação do sangue. As artérias...
Sintomas das varizes
Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas...
Dor nas pernas
As dores nas pernas são reclamações recorrentes não apenas de quem trabalha muito tempo sentado,...
Vene Angiologia e Laser | Todos os direitos Reservados
crossmenuchevron-down